Recife te Ama!

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Ataques de tubarões em Recife

BATHERS IN THIS AREA AR AT AGREATER THAN AVERAGE RISK OF SHARK ATTACK

Por que ocorrem tantos ataques de tubarão em Recife?






alexandre marinho.
Existem vários fatores que explicam esses ataques, mas os especialistas consideram que talvez o principal deles tenha sido a construção do porto de Suape, ao sul de Recife. Ele foi inaugurado em meados da década de 80, mas passou a funcionar a pleno vapor a partir dos anos 90. E foi exatamente nessa última década que começaram a explodir os ataques de tubarões nas praias metropolitanas de Recife - foram cerca de 40 incidentes, causando a morte de 13 pessoas. Antes desse período, quase nenhum caso havia sido registrado na região. "Parece haver uma correlação significativa entre o número de navios do porto e a ocorrência de ataques. Os tubarões reconhecidamente costumam seguir grandes embarcações", afirma o biólogo Fábio Hazin, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Mas também existem outros fatores que explicam o problema, como a elevação do número de surfistas e banhistas no mar, a crescente pesca de arrasto de camarão - com os barcos despejando restos da pescaria no mar, o que atrai os tubarões -, a topografia do relevo submarino da região e até mesmo algumas condições climáticas, como a influência dos ventos nas correntes marítimas. De acordo com Fábio, que tem acompanhado de perto a situação, as principais espécies responsáveis pelos ataques são o tubarão-tigre (Galeocerdo cuvier) e o cabeça-chata (Carcharhinus leucas). As duas espécies são conhecidas pela ferocidade de seus ataques e pelo grande apetite. Uma prova desse poder predatório é que já foram encontrados no estômago de tubarões capturados os mais variados objetos, como placas de carro, garrafas, sacos plásticos e até mesmo latas de cerveja.

Ataques de tubarão em Recife

Para se prevenir do possível ataque de tubarões, nas praias urbanas do Recife, os banhistas têm optado por dias de lazer nas piscinas naturais. Contornada por grandes “paredões” de arrecifes, elas impedem o contato direto dos freqüentadores com o mar aberto, trazendo mais segurança nos dias de sol do verão nordestino sem correr riscos. O litoral de Pernambuco, com 187 km de extensão, é um dos mais belos do país, possuindo desde praias urbanas a paraísos quase intocados.Ele é constítuído por um total de 12 praias, que já tiveram um maior número de turistas do que os dias atuais. Em um passado recente, o Litoral Norte do estado era o carro chefe das atividades turísticas em Pernambuco. Relegado a um segundo plano, a região foi perdendo importância ao longo das décadas de 1990 e início do século XXI. Mas nem por isso deixa de ser uma ótima opção para quem quer descanço, sombra, água fresca e uma bela praia.




















Na última década, foram registrados mais de 50 ataques de tubarões nas praias de Recife, nordeste do Brasil. Desse total, mais de 15 casos resultaram em mortes e muitos outros causaram mutilações e um sentimento de pânico entre a população. O Discovery Channel, junto com o mergulhador e cinegrafista submarino Lawrence Wahba, embarcará em uma profunda investigação para que possamos entender as causas dessa onda de ataques.O documentário mostra o trabalho de cientistas e mergulhadores, na tentativa de explicar o que vem atraindo tubarões para as praias do Recife e o motivo pelo qual esses animais têm se mostrado tão agressivos.

Nenhum comentário:

www.Alexandre-Marinho.vai.la